segunda-feira, 19 de março de 2012

Perfeição

Machado de Assis sem dúvida é meu escritor favorito , ele é demais e amo muito todos os seus livros , mais devo dizer que o odeio também.
O amo por me explicar-me ideias que me são de dificil compreensão de meios tão simples e claros , sem rodeios.
O odeio justamente por passar essas ideias , por me mostrar que mesmo tentando sermos diferentes uns dos outros afinal e dai ? Somos todos iguais por dentro,somos todos semelhantes por fora , somos todos seres humanos , todos temos os mesmos sentimentos.


Uma coisa que eu descobri com Machado de Assis é que essa droga chamada perfeição não existe , só está em nossas cabeças.
Passei muito tempo querendo ser como Helena e Capitu , cada uma foi descrita no livro por um homem que tinha amor por elas ,ambos falavam de suas perfeições , lembro-me bem da descrição , linda voz , lindo corpo,lindo rosto , virtudes , dons. Sempre as invejei por saberem costurar , tocar piano , cantar ,cuidar da casa e também por sua integridade , mais percebi que isso não quer dizer que elas são perfeitas.
A palavra perfeição não existe mais para mim , penso que é só mais uma invenção que serve de consolo para nossas falhas e falso objetivo para aqueles sem ideias.
Entendi que não posso ser perfeita e nem quero pois se eu fosse tal ser , seria apenas mais uma das Quimeras que habitam esse mundo cópia , seria apenas mais uma sustentação para quem quer ficar na caverna. Me recuso a continuar sustentando aquilo que não acredito. Prefiro ser uma verdade imperfeita do que uma mentira perfeita pois assim ao invés de continuar nessa maldita hiperrealidade posso tentar achar o mundo das ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário